sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lidar com os limites dos outros

Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.

Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança.

O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.

Amar alguém é viver o exercício constante, de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora que forem embora as suas utilidade, você vai saberá o quanto é amado.

Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.

O convite da vida cristã é esse: que você possa ser mais do que você faz! ”

2 comentários:

  1. ESTA PALAVRAS SÃO SÁBIAS, ASSISTIR A ESTA PALESTRA CUJO TEMA É AMIZADE AMADURECIDA DO DIA 07/07/2007 NA CANÇÃO NOVA.

    ResponderExcluir
  2. Pe.Fábio,sou cristão.Mas da igreja batista.Admiro mt o tet trabalho.Talvés nem vc saiba quanto bem vc faz as pessoas.Eu me inspiro mt em vc.Gosto do teu trabalho.Leio teus livros,assisto teu programa,ouço tuas palestras...Enfim,é maravilhoso!Tenho mt pena dos católicos que lhe criticam.Eles não sabem o bem precioso que tem.
    Estou sempre orando por vc.Que Deus o abençõe sempre.
    A paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir