terça-feira, 25 de maio de 2010

Sogra ou Mãe, mãe ou sogra ??




O vinculo materno é o mais definitivo que temos na vida, mãe é pra sempre, é o primeiro lugar que eu estive, nós fomos feito la, tem uma musica bonita que diz: “enquanto a gente espera, a mãe termina”, o pai participou? Participou, mas foi dentro da barriga da minha mãe que eu fui feito, morei La por 9 meses e fui expulso da minha primeira morada, eu sei que você quando é mãe sua vida muda, você olha pra essa cria, modifica seu comportamento, mãe que é boa mãe é aquela que modifica pra melhor, modifica os valores, só que existe uma coisa, se você não cuida desse sentimento que você tem, você corre o risco de impedir o seu filho de viver o fruto natural que o amor pode dar, quando fazem chantagem, você não tem o direito de escolher por eles ate mesmo a pessoa com quem eles vão se casar, fazer uma punição pra eles, é o que a senhora esta fazendo, ao invés de resolver o conflito de maneira saudável, porque vou desprezar a nora se ela vai ser a mãe dos netos? isso é desordenado demais, é muito triste quando a gente encontra isso, não tem como ser mãe de um rapaz aos 18 anos do mesmo jeito que ele era com 6 ou 7 anos, quando a gente estabelece muitos conflitos porque não queremos mudar o nosso jeito de ser mãe, a gente cria um distanciamento, perde uma boa oportunidade de ter o filho por perto da maneira certa, existe muitas mães que querem que o filho seja o marido, algumas são honestas capazes de corrigir isso dentro de si, toda mulher corre esse risco, você tem o seu instinto materno de proteção que se você não lidar com ele, você vai se escravizar, como você identifica a maternidade vivida do jeito certo?
É a lagrima no momento que ta indo embora, mas a sensação de dever cumprido depois que ele escolheu o que quer, gente você não pode priva-lo, orienta e tira o time de campo, muito casal não da certo por causa da interferência excessiva dos pais, a velha historia, tem 10 anos de casado e ainda comem na casa da sogra, cuidado que nem sempre o que é mais pratico é o correto, outro dia uma moca veio reclamar que eu falei que a vó não pode cuidar do neto, o que ela faz, eu disse, não sei, se você não estava preparada pra isso não deveria ter engravidado. Minha filha aprenda a cuidar da sua casa, se a sua mãe, ou sogra esta sendo excessiva dentro da sua casa, sente e converse, a senhora será sempre bem vinda mas quem manda sou eu, o meu marido reclama que só a senhora sabe fazer aquele omelete, e ela é tão maldosa que não ensina fazer, é uma maneira que ela tem de manter todo mundo ao redor dela, seja generosa, porque um dia a senhora vai bater as botas, vai amanhecer com a boca cheia de formigas e vamos ter que enterrar, é, tem gente que faz isso, só eu compro roupa pro meu filho, cuidado com isso, esses meninos que saem jogando sapato pela casa, todo ser humano tem obrigação de guardar o sapato no lugar, falta a experiência da maternidade na imposição do limite, você encontrou esse lugar desse jeito? Então deixe do jeito que você encontrou, essa e uma forma bonita de preparar o seu filho para as responsabilidades dele de um jeito bem melhor.

Nossa vida pessoal é assim, começa levar tudo de qualquer jeito, você não consegue, e quando Deus entra na nossa vida muda, seu filho casou, cuidado pra você não prejudicar a vida dele, você precisa entender que ter uma nora bem preparada é interesse seu também, outro dia eu tava ouvindo uma historia de um homem de trinta e poucos anos que de vez em quando tem que passar na casa da mãe pra dormir com ela, isso é um absurdo, quando nos mantemos o outro num cativeiro de afetos estragados, não pode, se você faz isso com seu filho você ta privando seu filho de ser feliz, casou, então agora você vai ter que aprender ser mãe de um homem casado, cuidado, quando a gente tem dependências afetivas é um perigo, porque quando o outro vai embora por alguma razão, não sobra nada pra gente recomeçar, tem que viver bem, hoje eu vou ser mãe de um jeito novo, de repente você sentiu no seu coração que você ta impedindo seus filhos de criarem autonomia que eles precisam, seja capaz de acreditar que eles podem viver sem você, sei que não é fácil, vinculo afetivo é muito difícil, mas não é impossível, quando a gente toma consciência que precisa mudar, já começamos a mudar.

Não desanime, se você chegou a conclusão que precisa fazer alguma coisa faça, e com carinho, com dialogo, porque o dialogo é a melhor maneira de resolvermos alguma coisa.

Padre Fábio de Melo ( Direção Espiritual 13/05/2010)

Transcrito pela irmãzinha Lika e postado no Orkut na pagina http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=7238022&tid=5470835346672545725&start=1

2 comentários:

  1. Elidiane de souza soares28 de dezembro de 2012 às 04:44

    Toda essa esta historia que acabei de ler tem tudo aver com minha ex sogra tanto que fez que se separamos a 4meses.... é muito triste não quero ser uma mãe assim.

    ResponderExcluir
  2. é muito triste mesmo..estou passando essa situação com meu noivo...!!!
    a sogra nao quer o casamento e esta causando muitos conflitos..!!!
    muito triste

    ResponderExcluir

 DEPRESSÃO UMA LUTA INTERNA 5 práticas que vão lhe ajudar a superar a depressão Conhecida como “mal do século”, por sua recorrência no mundo...